Ação para doar sangue reúne Agentes Comunitários de Saúde no Hemocentro Regional de Santa Maria

Vitória Parise

Ação para doar sangue reúne Agentes Comunitários de Saúde no Hemocentro Regional de Santa Maria
A manhã desta segunda-feira foi positiva para o Hemocentro de Santa Maria. Com o objetivo de aumentar o estoque de bolsas de sangue na insitutição, mais de 30 Agentes Comunitários de Saúde foram até o local para doar e auxiliar no estoque, que apresentava níveis críticos.

A agente Gabriela Medianeira Garrot foi uma das doadoras de hoje.

Em entrevista para Thays Ceretta, no programa Cental CDN, a Assistente Social do Hemocentro de Santa Maria, Andressa Bacchin dos Santos, conta que, apesar do grande volume de doações realizado nesta manhã pré-feriado, os níveis permanecem baixos. Ela ainda garante que o baixo estoque é uma realidade de outros diversos hemocentros da região. Com a volta presencial de muitas pessoas ao trabalho, a disponibilidade para realizar a doação diminuiu, e a falta de tempo virou um obstáculo.

Pensando nas pessoas que não possuem a flexibilidade de comparecer ao hemocentro nesta faixa de horário, novas possibilidades estão sendo estudadas pela equipe. Neste sábado, dia 21, a abertura será das 8h até às 14h, sem fechar ao meio-dia. Nos dias 11 e 25 de junho, o hemocentro também funcionará nestes mesmos horários. Andressa espera que a ação incentive possíveis doadores.

– Com uma bolsa de sangue, conseguimos auxiliar até quatro pacientes. Como cada hemocomponente pode ser separado, cada parte do seu sangue pode ser doada para um paciente difernete, por isso é muito importante realizar a doação.

Entrevista com Andressa Bacchin dos Santos, Assistente Social do Hemocentro de Santa Maria, para o programa Central CDN, apresentado por Thays Ceretta

Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio participa do Imposto Solidário

Atualmente, o Hemocentro Regional atende cerca de 80 municípios e funciona das 8h ao 12h. Por conta do aniversário da cidade, o serviço não funciona nesta terça, mas volta ao normal na quarta-feira. O hemocentro fica na rua Alameda Santiago do Chile, nº 35, no bairro Nossa Srª das Dores. O telefone para contato é: (55) 3221-5262 ou (55) 3221-5192.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vigilância em Saúde do Estado monitora três casos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida Anterior

Vigilância em Saúde do Estado monitora três casos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida

Jaqueline Silveira: quem são os homenageados com títulos de Benemerência da Câmara de Santa Maria Próximo

Jaqueline Silveira: quem são os homenageados com títulos de Benemerência da Câmara de Santa Maria

Geral